Sistema de navegação para carros autónomos patenteado pela Amazon

Enquanto a Amazon expande a sua aposta em outros sectores fora do mercado das vendas online a empresa garantiu agora uma patente relacionada com o sistema de navegação dos veículos autónomos. A patente fornece um serviço de gestão de vias que informa o carro sobre qual faixa deve optar por circular. Este sistema vai permitir que o carro consiga identificar os sinais de trânsito que se aproximam e até circular pelas vias reversíveis quando se justificar.

Os veículos autónomos poderão desta forma escolher qual a faixa que melhor se adequa ao seu destino dentro das condições do trânsito. Esta é uma inovação que promete um fluxo de carros mais rápido, sendo que o tempo perdido em portagens, intersecções e outras condicionantes da velocidade do veículo perante o trânsito irá sofrer uma redução.

Um sistema conectado a informações da circulação estabelecerá uma comunicação com o carro para que esteja sempre actualizado sobre todas as alterações ao longo do percurso. Esta decisão parece garantir que a Amazon estará lançada no mercado dos carros autónomos, embora tal informação não tenha sido confirmada pela empresa. Uma medida que pode ter vindo em resposta à recente aquisição da Otto – uma start-up ligada aos veículos pesados autónomos – pela Uber, sugerindo que a empresa de transporte de passageiros estaria disposta a apostar no transporte comercial.

Em destaque